

A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO
Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade faz-se tendo em conta a dimensão religiosa.
A religião responde aos anseios e às questões fundamentais do ser humano:
“quem sou?”, “donde venho?”, “para onde vou?”.
Resposta : As religiões, em geral, chamam Deus
Deus existe?
Os crentes dizem que sim.
Os agnósticos declaram que não sabem.
Os ateus afirmam que não

O FENÓMENO RELIGIOSO
Religião é: um fenómeno universal no tempo e no espaço, está na base das culturas, da vida familiar e da vida social
•Onde quer que se encontrem vestígios de atividade humana, aí se encontram manifestações do religioso.
•Em todos os tempos e lugares, a humanidade procurou encontrar-se com o divino: construiu templos, celebrou festas e rituais, integrou as crenças no quotidiano.
•A vida social está configurada em grande parte pelo religioso, desde o nascimento até à morte (as festas, os costumes, o folclore, a linguagem...).
•A dimensão religiosa está presente nas vivências do quotidiano, nas grandes opções de vida e nos momentos fortes da existência humana.
•Todas as culturas estão impregnadas de valores religiosos que se manifestam na história, na literatura, na arte, na filosofia, na organização das povoações e do espaço urbano.
Religião é um conjunto de doutrinas, de rituais e de práticas que pretendem estabelecer o contacto entre a divindade e o humano.

MODOS DE ACREDITAR
Politeísmo
Sistema religioso que reconhece e venera vários deuses.
Monolatria
Crença na existência de vários deuses, sendo que um deles é o único deus nacional, venerado pelo povo, e os outros deuses são identificados com divindades de povos estrangeiros.
Henoteísmo
Crença na existência de uma única fonte da realidade, a qual se desdobra em várias manifestações que os crentes veneram conforme as circunstâncias.
Monoteísmo
Sistema religioso que admite a existência de um ÚNICO Deus. Sendo Deus o ser absoluto é necessariamente único e distinto da realidade por ele criada.
◄
1 / 1
►
