
Nota introdutória
As religiões denominadas abraâmicas são as religiões monoteístas cuja origem comum é reconhecida em Abraão As três religiões abraâmicas são, em ordem cronológica de surgimento, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.
O Judaísmo considera-se como a religião dos descendentes de Jacob, neto de Abraão. Professa a fé num único Deus e tem a Bíblia hebraica, como textos fundamentais, bem como a tradição por via oral, e como figura central, Moisés.
O Cristianismo começou como uma divisão do judaísmo (I d.C.). Em virtude da notória e rápida expansão no império Romano, evoluiu para uma religião separada do Judaísmo. Jesus é o seu fundador e a expressão humana de Deus Uno e Trino, tendo como texto fundamental a Bíblia Cristã que acrescenta aos textos da Bíblia Hebraica os textos do Novo Testamento.
O Islamismo surgiu na Arábia no século VII d.C. Assenta os seus fundamentos no Alcorão oi Corão, um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal, ditado por Deus, e nos ensinamentos e exemplos normativos (a chamada Suna) de Maomé, considerado pelos fiéis como o último e mais perfeito profeta de Deus.
◄
1 / 1
►