
QUEM SOU
Vivemos num período da História da Humanidade repleto de paradoxos, ampliados, pelo fenómeno da globalização em que todos os habitantes desta casa comum estão enredados.
Á globalização não é indiferente o fenómeno religioso nas suas mais diversas e distintas concretizações. Se muitos dos humanos são conscientes que “nunca compreenderemos o mundo onde vivemos se não compreendermos a religião em que fomos educados e as religiões em que foram educados os nossos vizinhos”, para muitos outros, o fenómeno religioso é objeto de uma enorme indiferença ou de uma sopa onde se mistura indistintamente. pedaços de distintas religiões.
O tema das relegiões, diferenças e pontos comuns, em contexto escolar, é objeto de tratamento nos diferentes ciclos escolares. Como propô-lo, ao jovens de hoje de um modo mais apelativo? Eis o desafio com que nos confrontamos.
Este espaço é uma primeira tentativa de resposta a esta inquietação. Fazemo-lo tendo como material e estruturação de partida a monografia elaborada, pelo SNEC, para o 7º ano "Quero Saber!".
Esperemos que o tempo a reflexão e a maturação sejam fermento de novas ideias, que possam contribuir, num futuro,que se deseja não muito distante, para o seu desenvolvimento de modo a ser possível atingir outros públicos e alargar os seus conteúdos.
Francisco Bártolo