top of page

EMRC

7º Ano

  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon

Judaísmo - História e tradição

   Judaísmo é o nome dado à religião do povo judeu. De acordo com a fé judaica, a revelação do Deus uno e único aconteceu de forma muito concreta através da sua intervenção na história do povo hebreu.

   No século XIX a.C., Deus interpelou Abraão a partir da sua terra natal – Ur (atual Iraque) para a zona de Canaã (Palestina, Israel ou Terra Santa), prometendo abençoar os seus descendentes e torná-los numa nação poderosa. Mais tarde, no século XIII a.C., revelou-se a Moisés manifestando-se-lhe no monte Sinai. Depois, por meio dos profetas, Deus tornou a falar muitas vezes ao povo de Israel para recordar a Aliança, ou seja, o compromisso que tinha estabelecido com ele.

   A Aliança do Sinai, corolário dos acontecimentos do êxodo (libertação da escravatura do Egito), constitui o evento central do Judaísmo e a confirmação de Israel como povo de Deus.

 

   A experiência da libertação, a Aliança e a Lei (Dez Mandamentos) são as fontes vivas da fé e da própria existência de Israel. Estes acontecimentos, que fizeram o Judaísmo nascer e desenvolver-se, são fonte de inspiração contínua e de impulso para o futuro, motivando o povo a realizar a Aliança com Deus.

CULTURA JUDAICA

 

Língua - o hebraico, também chamado Lashon haKodesh (língua sagrada), é o principal idioma do Judaísmo,

utilizado como língua litúrgica. 


Vestuário - O Kippá (espécie de pequeno barrete) é o símbolo distintivo usado pelos judeus (só os homens) para manifestar respeito a Deus. Tefilim é o nome dado a duas caixinhas de couro dentro das quais está um pergaminho com trechos fundamentais da Torah. O tzitzit, que se prende ao tallit (espécie de xaile), serve para lembrar aos judeus o cumprimento dos Mandamentos. 


Alimentação — Ao conjunto de leis dietéticas do Judaísmo dá-se o nome de kashrut. Aos alimentos permitidos pela religião judaica chama-se kosher. Aos alimentos impróprios, proibidos, pela religião judaica chama-se treif. 

CARACTERÍSTICAS DO JUDAÍSMO - 1

OS TEXTOS SAGRADOS

 

A Torah (le-horot — ensino) é a Escritura mais importante do Judaísmo. É o Livro sagrado por excelência. É a Lei. Existe uma Torah escrita e uma Torah oral. Esta foi, em parte, passada a escrito na Mishna, posteriormente comentada no Talmude. Segundo a tradição judaica, Deus teria revelado a Moisés não somente as leis de seu povo (Torah) mas também uma série de conhecimentos complementares, a Torah oral, que deveriam ser passados de pais para filhos.

O cânone judaico, na sua totalidade, chama-se TANAKH, e divide-se em três partes: Lei, Profetas e Escritos.


Mishna (repetição ou estudo) é o nome dado à compilação da Lei oral, escrita por volta de 200 d.C. 


Talmude (aprendizagem) é o estudo rigoroso da Torah. Trata-se de um manual que interpreta as leis e as tradições judaicas. Contém parte da tradição oral e é o fundamento normativo das decisões judaicas. 


Midrash (interpretação) designa a explicação dos sábios. São comentários e esclarecimentos
.

CARACTERÍSTICAS DO JUDAÍSMO - 2

Os SÍMBOLOS

A Menorah é um dos mais antigos símbolos da fé judaica. É um candelabro com sete braço: que simboliza o Judaísmo e o Estado de Israel. A Menorah é símbolo da nação de Israel e da sua missão, que é a de ser a luz entre as nações.

 
A
Estrela de David, estrela de seis pontas feita com dois triângulos equiláteros, é símbolo do Judaísmo desde o século XVII d.C. A estrela de seis pontas era o emblema do escudo do grande rei David. A partir de 1897, passou a ser o emblema do Sionismo e actualmente é o símbolo da bandei de Israel. Os dois triângulos perfeitos sugerem a essência dos ideais judaicos: a fé judaica e a sua hi.tória.


O Mezuzza é uma pequena caixa que contém um rolo de pergaminho com o shema (Dt 6, 4-9; 11:13-21). O mezuzza é fixado no umbral de todas casas. ​

CARACTERÍSTICAS DO JUDAÍSMO - 3

 PRINCÍPIOS DE FÉ

 O Judaísmo: está alicerçado nos seguintes princípios de fé:

 

 1 - Proclama a existência de um só Deus

 

 2 - Reconhece a presença e revelação de Deus nos acontecimentos da história humana

 

 3 - Baseia-se na Aliança entre Deus e Israel, o povo eleito

 

 4 - Espera a vinda do Messias e a vida eterna. 

CARACTERÍSTICAS DO JUDAÍSMO - 4

A CIDADE SANTA

 

Jerusalém, também chamada "Sião" e "Cidade de David': é uma antiquíssima cidade do Próximo Oriente. 

Jerusalém foi o espaço onde, segundo a tradição, Deus não permitiu que Abraão sacrificasse o seu filho, facto que explica a centralidade desta cidade para as religiões abraâmicas. 

Para o mundo judaico, Jerusalém é o centro dos centros, a base do quase mítico reino de David, o local onde se centralizou o culto no Templo e o lugar de todas as instituições políticas e religiosas. Os judeus ortodoxos aguardam ali a vinda do Messias, para darem início à reconstrução do Templo.

...

CARACTERÍSTICAS DO JUDAÍSMO - 5

Os LOCAIS de CULTO

O Templo de Jerusalém, mandado construir pelo rei Salomão, no século Xa.C., destruído e reconstruído por diversas vezes ao longo da história do povo judeu, era o mais importante local de oração e peregrinação (o único lcal onde Deus se encontrava); ali eran oferecidos sacrifícios a Deus para redimir os pecados do povo e se celebravam as grandes festas (Páscoa, a festa das luzes, a festa dos tabernáculos, etc.). Era o centro político, religioso, comercial e financeiro do reino de Israel.

O Muro das lamentações, única parte do Templo de Jerusalém que resistiu à destruição pelos romanos no ano 70 d.C.. É atualemnte o local mais sagrado para o Judaísmo. Junto ao muro os judeus rezam e colocam as suas orações escritas.

A Sinagoga é um espaço de oração que se desenvolveu sobretudo no exílio na Babilónia. Longe do Templo e da pátria, o povo sentiu necessidade de se reunir para o estudo e meditação da Lei. A palavra sinagoga significava, originariamente, povo reunido; depois veio a significar o edifício em que os judeus se reúnem para celebrar a sua fé.


As sinagogas são normalmente de construção rectangular, simples e orientadas para Jerusalém. Na parede de fundo, bem visível, há um escrínio (a Arca da Aliança) para guardar os rolos da Lei. Ao longo das paredes ficam dispostos os bancos para a assembleia. Destaca-se o rabino (líder espiritual da comunidade judaica) e o chazann (cantor litúrgico). .

CARACTERÍSTICAS DO JUDAÍSMO - 6

O DIA SAGRADO e principais FESTAS JUDAICAS

Os judeus contam as semanas de Sábado a Sábado. O Shabbat (Sábado) é o dia mais importante da semana. O dia não começa e termina à meia-noite como ocorre no calendário ocidental; para os judeus o dia começa ao pôr-do-sol. 


Ao Sábado (shabbat), dia santo e de absoluto repouso, regulamentado por mandamentos pormenorizados, os judeus dedicam-se inteiramente ao louvor a Deus, sendo proibido qualquer trabalho. O Shabbat é o principal momento do calendário judaico. Como sétimo dia da semana (cf. simbolismo do número sete) representa a plenitude da criação pela qual devem ser dadas graças a Deus, que fez o mundo em seis dias e ao sétimo descansou. O Shabbat é um dos fundamentos do Judaísmo e constitui o quarto Mandamento. 
 

As principais festas judaicas são as seguintes: 


Páscoa (Pessah) — recorda a libertação do Egipto e celebra e actualiza a Aliança de Deus com o povo de Israel; 

Dia do perdão (Yom Kippur) — é o dia da expiação, única ocasião do ano em que o sumo-sacerdote entrava no Santo dos Santos (interior do Templo de Jerusalém); 


• Tendas ou Tabernáculos (Sukoth) — recorda a vida de Israel no deserto e celebra e realiza as bênçãos de Deus em favor do seu povo; 


Pentecostes (Shavuoth) — recorda o dom dos Dez Mandamentos e celebra e realiza o restabelecimento da Lei; 


Princípio do ano (Rosh Hashanah) — exalta Deus como criador e rei; 


Dedicação ou Festa das Luzes (Hanukah) — comemora a restauração da independência no séc. II a.C. e a reedificação do Templo. 

CARACTERÍSTICAS DO JUDAÍSMO - 7

ESPIRITUALIDADE

A resposta ao apelo de Deus — a realização da Aliança pela prática da Torah — faz já da vida judaica uma vasta liturgia, pois os muitos preceitos desta Lei abarcam até o mais comum dos atos do dia a dia. 


O estudo da Torah é o principal dos deveres de um judeu. Toda a vida judaica, seja em casa ou na sinagoga, é considerada como um serviço por meio do qual a nação eleita está dedicada a Deus.

 

O carácter eminentemente sagrado da existência judaica é sublinhado e confirmado oficialmente por uma série de festas que dão ritmo à vida da comunidade. Esta liturgia tem por objectivo a consagração da existência humana. 


Religião e vida quotidiana entrelaçam-se intimamente e as festas santificam o tempo através da recordação dos grandes eventos da história de Israel. 


Os homens da comunidade judaica reúnem-se diariamente na sinagoga para a oração da manhã (shaharit), para a oração da tarde (min'haf) e para a oração da noite (mahariv). Quando reza, o judeu tem a cabeça coberta com o tallit e tem os tefilim presos à testa e ao braço. 
 

1 / 1

Please reload

© 2023 por Íris Palma. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page